sábado, 17 de setembro de 2011

Quando 4 vale 10

Tudo começou quando um professor apresentou um desafio aos alunos do último ano de comunicação em uma universidade de uma grande metrópole.

Sentindo dificuldade em lidar com seus jovens alunos que estavam sempre desmotivados e dispersos, o professor pesquisava incessantemente modos de inovar e resgatar o interesse da turma sobre sua matéria - Comunicação Social. Antes de propor o desafio, o professor procurou compartilhar suas dificuldades com outros professores e percebeu que não era o único passando por problemas na sala de aula.

Várias reclamações já estavam surgindo no conselho de ensino daquela instituição. Professores solicitavam que os alunos fossem proibidos de usar celulares e notebooks, pois nunca prestavam atenção na aula; ao contrário, estavam sempre em conversas virtuais ou em redes sociais.

Uma das dificuldades alegadas era a de manter o plano de aula, pois muitas vezes eram interrompidos por alunos que haviam pesquisado o tema da aula na internet e preferiam contestar o professor, em vez de deixar acontecer a exposição do tema como fora preparado. Quando um professor era um professor era um pouco mais enérgico e firme, quase imediatamente surgiam comunidades virtuais do tipo “Eu odeio o professor tal”, nas quais diversos alunos ridicularizavam a atitude dura do professor e atribuíam notas baixas ao mestre. Leia o texto completo.

Nenhum comentário: