domingo, 18 de maio de 2008

O Pensador


A imagem mais famosa e marcante do filósofo está materializada na obra em bronze do escritor francês Rodin (1840-11917) intitulado O pensador (1881).
Durante muito tempo especulou-se sobre qual deveria ser a questão que o intrigava tão profundamente. Observe que, embora seu corpo seja de um homem jovem e saudável, o pensador repousa imóvel, absorto em suas reflexões.
Todos os músculos concentram suas forças em dar apoio a cabeça, que pende sob a gravidade de suas indagações. Os braços não agem, as pernas não andam, como se o movimento da carne pudesse atrapalhar a circulação das idéias da mente.




A morte de Sócrates (1787), do pintor francês Jacques-Louis David (1748-1825), a atitude serena do pensador, certo de sua morte no futuro será vista como um motivo de vergonha para Atenas. Ele estava cercado por seus amigos discípulos desolados. No fundo, à esquerda, vê-se sua esposa Xantipa, impedida de presenciar a cena. O dedo em riste representa seu último gesto, uma palavra de homenagem a Aesculápio, o deus da saúde.

Nenhum comentário: